notícias

3º Festival Literário de Iguape começa hoje com diversidade de vozes

site_literatura_stigger

Por Cintia Bueno *

Milton Hatoum, Evandro Affonso Ferreira, Ignácio de Loyola Brandão, Eduardo Bueno e o músico Luiz Melodia estão na programação do III Festival Literário de Iguape, que acontece na cidade do litoral paulista, entre hoje (6) a sábado (9).

A abertura da edição acontece esta noite, com a exposição “Fotoescritura em Haroldo de Campos”, que tem curadoria de Bruno Giovannetti. Numa fusão criativa entre imagem e palavra, a cidade se transfigura no diálogo entre as fotos de Bruno Giovanetti e os poemas de Haroldo de Campos.

Na quinta-feira, às 11h, a escritora Veronica Stigger (foto) participa do bate-papo “Elementos Básicos da Ficção”. Vencedora do prêmio São Paulo de Literatura de 2014, a autora é doutora em história da arte e professora universitária e crítica de arte.

A programação segue com o ator e contador João Acaiabe, que apresenta contos, lendas, poemas e cantigas do repertório tradicional brasileiro, com momentos pontuados e acentuados pela música e por efeitos sonoros.

No mesmo dia, às 16h, Frederico Barbosa, poeta, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas, falará sobre o essencial da vida e da obra de grandes poetas nas palestras “Poesia Aperitivo”, destacando Gregório de Matos, apelidado de “Boca do Inferno” (quinta, às 16h), e o autor de Morte e vida severina, João Cabral de Melo Neto (sexta, às 11h).

Milton Hatoum, um dos nomes mais esperados de evento, faz a palestra “O Universo de Graciliano Ramos”, sobre o autor de Vidas secas, a partir da recordação de suas experiências pessoais de leitura do autor alagoano. Escritor, tradutor e professor, Hatoum lecionou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Escreveu quatro romances, entre eles, Relato de um certo oriente e Dois irmãos. 

Na sexta-feira, entre 13h30 e 15h30, o escritor e jornalista Alexandre Staut, editor da São Paulo Review ministra o workshop “Literatura.net”, discutindo o universo das mídias sociais como ferramentas importantes de comunicação entre jovens e seus mecanismos de difusão e circulação de trabalhos literários, especialmente de novos autores.

Neste dia haverá ainda contação de histórias e poesias do Vale do Ribeira, em que será ressaltado o linguajar peculiar da gente local, entre quilombolas, índios caiçaras, ribeirinhos e caboclos. O trabalho será apresentado pela trupe do Batucajé, que é voltado às manifestações culturais das comunidades do Vale do Ribeira e é liderado pelo músico e compositor Antonio Lara e pelo poeta e declamador Júlio Costa.

Às 20h30, o escritor Evandro Affonso Ferreira, ganhador do Jabuti de melhor romance de 2013, conversa sobre as conquistas e as dificuldades da carreira literária no bate-papo “Como e por que me tornei escritor”.

O sábado terá o plantão de dúvidas “S.O.S. Literatura”, em dois períodos: das 10 às 12h e das 14h às 18h. O projeto é do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas e funciona como um plantão para atendimento individual e orientação sobre as principais dúvidas de escritores, aspirantes a escritores e leitores a respeito de publicações, direitos autorais e edição de livros. Com a presença de profissionais do mercado e autores, serão discutidos temas como poesia e prosa, edição, marketing do autor e e-books.

O cantor e compositor Luiz Melodia encerra a festa no sábado, interpretando seus maiores sucessos como “Pérola negra”, “Magrelinha”, “Estácio, eu e você” e “Juventude transviada”.

Veja aqui a programação completa do evento.

*

Cintia Bueno é jornalista e colaboradora da SPR

Anúncios

Categorias:notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s